Harmonia Clube de Campo
NO AR - Programação Harmonia Clube de Campo
Telefone Telefone

Bocha

Um esporte com elegância e precisão.


A Bocha é de origem italiana, que remonta aos tempos do Império Romano. Foi trazida para a América pelos imigrantes e chegou em Umuarama logo no início da sua colonização, nos anos 60. A primeira quadra de Bocha do Harmonia foi construída no início dos anos 70. O esporte é uma tradição que vem passando de pai para filho, dentro do Clube, há gerações. Elegância e simplicidade são algumas das características da Bocha, que tem movimentos harmoniosos, alegres e precisos. É um exercício físico moderado e ideal para aqueles que fazem trabalhos intelectuais e burocráticose que o praticam a fim de saírem de sua rotina.

Um esporte profundamente lúdico e inteligente, em que não há movimento físico impensado.Pode ser praticado por pessoasde todas as idades, homens e mulheres e não exige muito preparo físico ou experiência. A partir de 1981, a Bocha ganhou mais destaque dentro do Clube. Melhorias nas quadras foram realizadas e novos jogadores começaram a aderir à modalidade.

Desde então, Alcides Perussi tem sido um nome fundamental para este esporte. De raros olhos azuis, vivaz e dono de um bom humor contagiante, Perussi recebe a nossa reportagem em seu local preferido – a quadra de Bocha, para nos contar um pouco da sua paixão pelo esporte. “Eu gosto tanto de jogar Bocha que uma vez até perdi a noção do tempo por causa disso. O ano era 81. Eu tinha feito um compromisso em casa: às 20 horas iria buscar a família para visitar meu tio que estava muito doente.

Antes, vim jogar uma partida no Harmonia com o Zé Navack. Fomos jogando, o tempo passou e ninguém queria se dar por vencido. Minha família começou me procurar. Quando minha filha me achou aqui no Clube eram 6h15 da manhã do outro dia. Eu tinha perdido a noção do tempo”, conta aos risos, relembrando a bronca que levou da esposa em casa.

Tamanho amor pelo esporte também deu muitas alegrias a Perussi. Ele tem uma coleção de mais de 150 troféus e incontáveis medalhas. Foi por 10 anosconsecutivos Campeão Individual de Bocha do Ranking HCC. Integra a diretoria há muitos anos, sendo ainda hoje Conselheiro. Como sócio ativo e participativo, ajuda a coordenar e é um dos grandes incentivadores da modalidade no Clube. “São muitas histórias nesses 30 anos”, diz ao lançar um olhar profundo para a quadra. “A Bocha é uma segunda família para mim.

O ser humano gosta de competir e é na competiçãoesportiva saudável que criamos laços afetivos que duram gerações, mantendo viva a união dos amigos. Nunca houve uma briga de fato aqui. Qualquer pequena alteração é caso para correção na Diretoria, o que gera aquela polêmica e ajuda a apimentar a competição”. Perussi se lança aos risos ao lembrar de episódios curiosos e marcantes que envolveram os participantes da Bocha do HCC. De acordo com Perussi, uma característica peculiar da Turma da Bocha é o seu aspecto familiar. “Para frequentar aquinão tem restrição de cor, de religião, de nada enfim. Tem que ser companheiro, gostar de se divertir e fazer amigos e, principalmente, ser honesto e ter uma conduta ética”.

Os companheiros de longos anos na Bocha do Harmonia são homenageados por Perussi. “Não fazemos nada sozinhos. Também são pioneiros da Bocha do Harmonia: Antonio Rodrigues, Toninho Arapongas, Doralino Bononi, Leonildo Bononi, José Navack, José Casabranca, Toninho Viscardi, Professor Frez, Marcos Gimenez, Eduardo Maringá, Orlando Milan, Qué-Qué, Durvalino Cioni, Benedito, Ferriani, Luiz Fernando do Banestado, Artur Guanieri, Alcides Franzói, Euclides Gimenez, Natal Xarope, Valdemar Ceranto, Pezão, Daniel Favao, Rui, Zé Coradini, Antonio Rodrigues, Avelino Bombeiro e muitos outros que não é possível lembrar de momento”.

A Bocha hoje tem uma estrutura excelente, com bar, churrasqueira, duas pistas e uma Alcides Perussi esbanja alegria e vitalidade. Ele incentiva a Turma da Bocha a prosseguir no caminho do esporte como uma forma de longevidade e saúde O ranking de Bocha é realizado frequentemente e atrai dezenas de participantes ao Clube Depois da reforma o espaço da Bocha ganhou mais conforto. É amplo, com mesas de carteado, bar, churrasqueira e cozinha ampla área para festas e eventos. “Isso aqui melhorou muito.

A atual diretoria investiu na infraestrutura do local e a Turma da Bocha do HCC tem um dos melhores lugares para se jogar de Umuarama”. Perussi convoca as novas gerações para dar continuidade à tradição da modalidade no Clube. “Jogadores como o Newton Panhã, Marcos Guimenez, Daniel Favaro, Zé Carlos, Helinho, Milton, Rigobello e outros estão levando adiante o nosso legado. Os novos associados também são bem vindos. Na Bocha somos uma família, pronta para acolher e ensinar”, convida.

O Harmonia possui 02 quadras de Bochas cobertas destinadas à pratica do esporte, o local possui também churrasqueira e um espaço exclusivo para confraternização dos freqüentadores. As disputas do bocha acontecem sempre nos segundo e terceiro sábado do mês. No primeiro sábado acontece o ranking individual e no segundo sábado o ranking de duplas.Os bocheiros cumulam pontos  durante o ano,   os que mais pontuarem são premiados no final do ano. Nos demais dias, as quadras estão disponíveis para disputas amistosas.

 


Alcides Perussi

Notícias relacionadas com Bocha

Harmonia Clube de Campo
Rua José Dias Lopes, 4310 - Umuarama/PR
44 3056-6504