Harmonia Clube de Campo
NO AR - Programação Harmonia Clube de Campo
Telefone Telefone

Sinuca

HCC fez história na modalidade.


Grandes nomes da sinuca nacional dos anos 90 passaram pelas mesas do Harmonia Clube de Campo. Rui Chapéu, Roberto Carlos, Balila, entre outros. O Clube também foi sede de campeonatos importantes, como uma etapa do Brasileiro de Sinuca em 1995 e fases do Campeonato Paranaense nos anos que se seguiram. O pioneiro Nelson Bega foi um dos principais incentivadores da modalidade no Clube. 

Diretor de Esportes na gestão do ex-presidente Osmar Zago, Bega organizou diversas competições e, posteriormente, foi homenageado pelos sócios por seu trabalho em prol da modalidade, com a Copa Nelson Bega de Sinuca, em 2000. Luiz Fernando Tomazinho, filho do saudoso professor Paulo Tomazinho, já nasceu sócio do Harmonia e fez história na Sinuca. “Até 1990 o esporte era proibido para menores de 18 anos no Clube.  Os irmãos Rafael e Rodrigo Ajuz tinham uma mesa em casa. Rafael foi Campeão Paranaense na Categoria Infantil até 13 anos e ganhou notoriedade. 

Com isso, Nelson Bega fez um movimento para que as crianças também pudessem participar da modalidade no HCC”, disse. Em 1992. Nelson contratou Carioca - bicampeão brasileiro de sinuca - para dar aulas para adultos e crianças. Naquele ano, 42 crianças e jovens de 10 a 17 anos passaram a praticar o esporte regularmente no Clube. O número de mesas também foi ampliado de três para seis. A Sinuca do HCC passou a despontar no cenário estadual e nacional da modalidade.

Em 1994, Luiz Fernando Tomazinho trouxe o título de segundo lugar o Campeonato Paranaense de Sinuca. Em 1995 o jovem atleta repetiu o feito. No mesmo ano, também alcançou o segundo lugar na etapa do Campeonato Brasileiro, sediado no Harmonia. Nos anos de 1995, 96, 97 e 98, equipes muito fortes e competitivas representaram o Harmonia no Campeonato Paranaense de Sinuca. Além de Luiz Fernando e do fundador Nelson Bega, também se destacaram Vitor Dorta de Oliveira, Paulo César Bicca (PC), Lairso Rocha Ribeiro, Juvenal Ferreira, Antonio Tissei, entre outros.

“Mas, acho que o grande nome da sinuca foi mesmo o Nelson Bega. Ele foi o grande incentivador da modalidade. Pegava o próprio carro para levar os atletas para competir. Também era ele quem promovia e organizava as competições”, diz Luiz Fernando. “Aceitamos o desafio e estamos nos organizando para realizar um novo trabalho de incentivo à prática da Sinuca”, disse. Segundo ele, em breve o Clube irá realizar competições e as aulas também voltarão a acontecer para crianças e adultos.

O Harmonia Clube de Campo coloca a disposição dos associados 05 mesas de sinucas profissionais para pratica do esporte. Estão abertas a todos os associados acima de 15 anos, basta comparecer no local. O associado deve possuir taco para jogar.

Responsável: Fernando (Nando)

 

Notícias relacionadas com Sinuca

Harmonia Clube de Campo
Rua José Dias Lopes, 4310 - Umuarama/PR
44 3056-6504
CONHEÇA O CLUBE